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Blog da Margarida

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14
Nov17

Fim de semana de culinária saudável

A neve chegou no domingo e normalmente, a primeira neve é sinal de sair de casa para brincar e passear nos cenários mais bonitos (e frios) que podem imaginar. Mas a neve que caiu só serviu para "espantar tolos" porque mal tocava no chão derretia; ou seja, frio q.b. mas sem a parte divertida. 

Solução: divertimento indoor com a minha bimby (ainda que todas as receitas possam ser feitas sem ela).

E o que poderia ser melhor do que bolachinhas e chá enquanto a neve caia lá fora? Comecei por uns biscoitos e foi a segunda vez que me aventurei, já que na primeira correu mal.

Fiz os conhecidos biscoitos da Olinda  e ficaram tão bons que a minha mãe que veio lá lanchar, pediu para levar os que sobraram com ela (filho de peixe sabe nadar, não é?). A receita pode ser facilmente adaptada, basta juntar os ingrediente e bater tudo com uma batedeira, depois fazer as bolinhas, mergulhar em açúcar, espalmar com um garfo e levar ao forno 20 minutos (não mais, caso contrário, ficam muito duros).

(Não tirei fotos aos meus).

Ficaram deliciosos, mas para mim, acabei por optar por algo mais saudável: Panquecas de aveia! Também foi a primeira vez que fiz e fiquei tão fã, que voltei a fazer em quantidade maior para ter no frigorífico para os dias seguintes. Ainda me serviram ontem para o lanche e hoje para o pequeno almoço!

A receita encontra-se em qualquer página. Geralmente levam banana mas como eu não gosto do sabor, fiz mesmo simples: 300ml de leite (eu usei magro), 10 colheres de sopa de flocos de aveia, um ovo, e eu pus uma colher de sopa de stevia. Pode-se triturar com a varinha mágica e cozinhei numa frigideira anti-aderente sem gordura. A receita rendeu 10 panquecas que aguentam muito bem uns dias no frigorífico. Para a próxima junto cacau, a ver que tal.

(Também não tirei fotos às minhas mas garanto que ficaram com este aspecto!)

E porque já estávamos numa de alimentação saudável, para o jantar fiz uma sopa de legumes, e aproveitei o vapor da cozedura da sopa para cozinhar quinoa e salmão ao vapor. 

20171112_203527.jpg

Sopa de legumes: couve-flor, couve branca, cenoura, cebola e um bocadinho de sal. Não costumo pôr azeite na sopa.

20171112_203456.jpg

Quanto ao salmão, fiz logo uma grande quantidade (4 lombos) em papelote, apenas temperado uns 15 minutos antes com sumo de limão, sal e alho. Depois de cozido, desfiz o salmão, misturei com a quinoa e pus também cenoura raspada.  A ideia era ter misturado brócolos mas não tinha em casa, e assim ficou uma espécie de salada russa light e proteica. Rendeu-me para 3 refeições, e se vocês são uns aldrabões como eu e cozinham logo maiores quantidades para não ter de cozinhar todos os dias, esta receita é maravilhosa. 

Cozinhar nunca foi algo que me agradasse (excepto bolos, que nisso já sou perita desde criança) mas desde que comecei a pesquisar mais, e a perceber que se pode preparar uma refeição saudável e saborosa em meia hora ou menos, comecei a dedicar-me mais à cozinha. Não só tem servido para cuidar da minha saúde e do peso, como também tem sido terapêutico. As minhas exigências são sempre: receitas rápidas, fáceis (tipo cozinha para totós), e com poucos ingredientes (muitos menos com aqueles ingredientes super estranhos).

Então e por aí, alguém tem alguma recomendação de receitas saudáveis e fáceis como estas?

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