Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog da Margarida

Blog da Margarida

13
Out16

Próxima viagem agendada: Roterdão

Adoooooooro a Holanda, já lá estive 4 vezes em cidades diferentes e a cidade que menos gostei e a única a qual não tenciono voltar é Amesterdão.

Depois de ter estado em Utrecht um mês antes do Natal, com a cidade toda iluminada, onde jantei numa pizzaria italiana no centro da cidade mesmo à beira-rio, onde apenas se falava italiano e que tinha gatos a passear livremente pelo restaurante (coincidências?). Aquele ar fresco q.b. de Inverno que obriga toda a gente a usar luvas e gorro por mais fashions que queiram parecer, em que por volta das 22h ainda havia vendedores de flores pelas ruas, e em cada canto havia um grupo de pessoas que conversavam alegremente segurando copos de vinho quente na mão, e tudo, e tudo, e tudo. Ahhhhh (longo suspiro de saudade). Foi uma das cidades mais mágicas que já conheci. Talvez por a envolvência, talvez pelas decorações de Natal, talvez por ter tido o jantar mais romântico possível sem programar absolutamente nada, talvez por tudo isso mas a cada passo que dava mais me sentia dentro de um daqueles romances de bolso em que tudo é perfeito. E sabemos que foi verdadeiramente mágico quando no final da noite nos lembramos que não tiramos uma única fotografia.

Depois disto Amesterdão foi uma desilusão. A cada canto não havia grupos de amigos com vinho quente, havia cafés e bares com um cheiro a droga que quase me dava náuseas só de passar à porta. Haviam também pessoas que passavam por nós com um ar tão drogado que ficavamos com medo de consumir a substância só de olhar para elas. Fui uma semana depois do Natal, e não havia praticamente decoração natalícia nenhuma pelas ruas (como é possível?). Achei a cidade mais suja e muito menos acolhedora. Estava bastante mais frio, o que acabava por não ser tão convidativo a grande passeios. Pela primeira vez na minha vida me recusaram a entrada num restaurante com a minha cadela e foram verdadeiramente arrogantes ao fazê-lo. Viajo para todo lado com a minha Camila, uma pequena frenchie para quem não conhece, e jamais me tinham impedido de entrar onde quer que fosse - excepto em países como Portugal, onde já sei que cães apenas nas esplanadas e se tivermos sorte. Acabamos por almoçar num kebab super simpático, que deixou entrar a pequena princesa sem hesitar.

20160102_102347.jpg

Talvez tenha tido azar, mas nada ajudou a que eu gostasse daquela cidade, contudo sempre que falo com amigos que já la estiveram, todos tem a mesma opinião que eu.

Posto tudo isto, quem conhece bem a Holanda, e me diz o que esperar de Roterdão? Uma cidade mais fria ou mais acolhedora?